domingo, 15 de setembro de 2013

7 de Setembro de luta em Belo Horizonte (MG)!

A atitude da PMMG hoje(07/09) perante a população foi totalmente repugnante, utilizaram de violência contra os participantes de uma forma fascista e covarde.

A manifestação começou com aglomeração na Praça Sete de Setembro, onde grupos se encontraram para sair aproximadamente 13:30 em direção à Prefeitura Municipal.
Devido ao gigantesco contingente policial (3.000), estávamos a todo momento cercado, então durante o caminho foi feita uma alteração, em vez de dirigirmos em direção à Prefeitura, fomos em direção da Praça da Liberdade pela Rua da Bahia.


Seguimos tranquilamente o trajeto, até o momento em que o grupo chegou a Praça. Sem motivo aparente, policiais avançaram sobre protestantes utilizando de cassetetes e tasers. Pessoas que filmavam também chegaram a ser detidas. Seu único crime fora lutar pelo povo.

Após intensa confusão e dezenas de detidos, um grupo se dirigiu à 3º. AISP (Área Integrada de Segurança Pública) próximo à Praça Raul Soares em apoio aos detidos, pedindo sua libertação e o fim da PM fascista.

O grupo permaneceu em frente ao AISP por aproximadamente 2 horas gritando palavras de apoio aos detidos e contra a PM, que agiu impiedosamente. A situação apenas mudou quando um grupo de 11 pessoas se dirigiu à Rua dos Timbiras para bloquear o trânsito que fluía lentamente para causar um maior efeito pelos 21 detidos(de acordo com a PM).

A PM logo foi em direção a esse grupo e o retiraram à força, chegando a até um Policial apertar o pescoço de um dos integrantes. Os levaram à parede da Rua Rio Grande do Sul, próximo a Rua dos Timbiras, os revistaram e também quebraram o que portavam (máscara de gás, óculos de grau, óculos de proteção).

O grupo que estava em frente ao AISP logo foi em direção ao grupo em apoio, dezenas chegaram filmando. A PM não reagiu bem, pois empurrou um dos integrantes que filmava a ação. Após esse momento, um policial atirou balas de borracha contra os que se aproximavam, e logo tacaram bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo.

Sem motivo aparente, e apenas porque foram em apoio aos que estavam sendo revistados por protestarem, a polícia usou de descabida violência pela situação que ocorria.

Hoje, a PM mostrou sua face. Não estão em apoio ao povo, mas contra ele.

Fim das prisões políticas!

À Unidade!

- Combatente Eduardo