terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Reitoria da UFPE ocupada contra a EBSERH!

Na manhã da segunda-feira, dia 02 de dezembro, o Reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Sr. Anísio Brasileiro, aprovou de forma totalmente antidemocrática o projeto da EBSERH, que na prática privatiza os hospitais universitários. Impedindo o debate e a participação dos estudantes, que tiveram de "entender-se" com os seguranças da universidade para tentarem chegar até o conselho universitário, o Reitor Anísio deu assim um verdadeiro golpe na democracia universitária, além de prejudicar toda a população pobre que depende do Sistema Único de Saúde.


Em virtude disto, os estudantes decidiram ocupar a reitoria da UFPE, tomando-a em seu poder. O objetivo é exigir que a democracia seja cumprida e que seja decretado a nulidade do último conselho universitário. Várias comissões foram formadas, e o apoio dos sindicatos também tem sido bastante útil para que a ocupação possa ter toda a estrutura necessária para seguir em frente. 

Na terça-feira, as 19:00 horas, um oficial de Justiça chegou até a reitoria. Ele leu para todos os estudantes a liminar que daria a todos um prazo de 24 horas para desocupar o prédio. Caso isto não ocorresse, a desocupação seria feita a força pela tropa de choque da polícia militar.

Nós da Unidade Vermelha, além de participantes e solidários a esta luta, defenderemos em todos os espaços que nós não nos curvemos diante de qualquer ameaça deste sistema opressor. Nenhuma decisão judicial deste sistema deve ser considerada legítima se atente contra o que é melhor para o povo. E a privatização do Hospital Universitário sem dúvida só beneficiará uma pequena elite parasitária que vive as custas do sangue do povo brasileiro. Nossa luta portanto não necessita de autorização judicial.

Seguiremos em frente! 

À Unidade!

- Unidade Vermelha - Pernambuco