quarta-feira, 5 de março de 2014

Nota da Unidade Vermelha sobre a tensão militar entre Rússia e Ucrânia

A Unidade Vermelha vem por meio desta nota se posicionar acerca da tensão militar que está ocorrendo no leste e sul da Ucrânia, e acerca do movimento golpista que derrubara o presidente Viktor Yanukovych e instalara um governo de verniz nazifascista.

Para se posicionar acerca da situação atual da Ucrânia, é necessário implicar alguns questionamentos: Apoiar ou não apoiar o envio de soldados russos para a Crimeia? A Crimeia é um local estratégico para a Rússia, não somente, mas um local com formação étnica majoritariamente russa, e o próprio Governo da Crimeia autorizou uma mobilização militar na região, para garantir sua soberania.

Mas, evidentemente, o principal motivo para a Rússia enviar tropas para a Crimeia, e também talvez avançar sobre a Ucrânia, é determinado sempre pelo fator econômico. O interesse material da Rússia pela Crimeia, como da Rússia pela Ucrânia é determinante para que toda esta agitação militar russa aconteça. Assim como o fervor norte-americano e europeu em apoiar a "soberania ucraniana" também é motivado pelos fatores econômicos e geopolíticos, como a integração da Ucrânia na União Europeia ou até mesmo na OTAN.

Grupo neofascista ucraniano.
Se ambos os fatores que motivam majoritariamente este conflito são econômicos, uma disputa imperialista, entre as burguesias, qual deve ser a posição acertada? Se ambos os lados estão nessa disputa por influência internacional e imperialista, devemos nos respaldar na história e na realidade concreta para acertarmos nossa posição. Vejamos:
 
De um lado, temos a União Europeia e os Estados Unidos que pediram autonomia e autodeterminação para que a Ucrânia se resolva internamente. Em realidade, isto nunca aconteceu. Os EUA e os demais países imperialistas apoiaram financeiramente este golpe, inclusive preferindo pela ‘fascistização’ da Ucrânia a ela manter-se democrática e alinhada a Rússia. Isto significou total respaldo à onda neonazista que se estabelece cada vez mais nas entranhas do novo Governo. Esse pedido de autodeterminação ao povo ucraniano foi apoiado pela U.E. e pelos EUA, evidentemente, porque os objetivos políticos dessa onda neofascista ascendente é a aproximação com a União Europeia.

Neonazistas ucranianos. Destaque no símbolo da braçadeira.
Por outro lado, recaí sobre a Rússia uma responsabilidade histórica também. Até a hoje a Rússia se orgulha de seus mortos e seus feitos na grande guerra patriótica contra o nazifascismo. Não renega e não pisa em cima de seu glorioso passado soviético, assim como hoje fazem as gangues neonazistas à solta na Ucrânia. Logicamente que a Rússia atual não é a mesma Rússia soviética, e por conta disso, prepara-se militarmente para fazer cumprir os interesses econômicos da sua burguesia. Entretanto, para fazer cumprir estes interesses, ela precisará evitar que a Ucrânia se torne uma nova engrenagem da OTAN e de suas guerras imperialistas, bem como dos fascistas que destroem estatuas e símbolos soviéticos, e espancam e perseguem comunistas e socialistas nas ruas de Kiev.

Na Crimeia, há uma imensa ação antifascista interna. (Foto)

Tal como no passado todos os democratas e patriotas sinceros apoiaram a invasão da Alemanha pelas tropas soviéticas, americanas e britânicas, tal qual apoiamos o envio de soldados brasileiros para lutar contra a Itália fascista, entendemos:

1- Embora ambos os lados possuam interesses inter-imperialistas, mas somente um deles destruirá os nazi-fascistas ucranianos, façamos a escolha real e objetiva, dentro da possibilidade materialista. 

2- A Unidade Vermelha apoia o envio de tropas militares da Rússia para a Crimeia, tal como foi pedido pelo próprio governo autônomo da Crimeia, por ir de encontro com os interesses dos nazifascistas e da União Europeia; e apoiará uma possível guerra em toda a Ucrânia

3- Repudiamos energicamente e com absoluta convicção as posições contrarrevolucionárias emitidas por alguns grupos de esquerda, entre eles o PSTU e setores do PSOL. Achamos uma tremenda afronta a nossa história termos pessoas que se dizem "socialistas" apoiando e comemorando o que chamam de "revolução popular" o que na verdade foi um golpe fascista. Todos os esquerdistas ucranianos estão sendo caçados e perseguidos pelas hordas fascistas à solta, e estes setores traem mais uma vez a causa do internacionalismo proletário, e com falácias soltas a respeito da "soberania nacional" preferem na prática uma Ucrânia fascista e alinhada a OTAN e União Europeia, do que a Rússia intervir militarmente e eliminar este risco de uma vez por todas.


 4- Se o desenvolvimento de uma força antifascista vinda da própria Ucrânia permitir, apoiaremos totalmente uma saída nacional e autônoma dos próprios ucranianos, desde que seja de esquerda, popular e antifascista. Jamais apoiaremos qualquer golpe fascista, nem muito menos ficaremos neutros perante um conflito que poderá ter a responsabilidade histórica de permitir ou não o ressurgimento da besta fascista no continente europeu. 

Morte ao fascismo! 

Por uma Ucrânia livre, popular e democrática!

Estátua de Lenin sendo protegida por populares, na Crimeia. (Foto)

- O Comando Nacional da Unidade Vermelha.