quinta-feira, 6 de março de 2014

Nota da Unidade Vermelha - RJ em apoio à Greve dos Garis

A Unidade Vermelha vem por meio desta nota declarar total apoio e solidariedade aos garis em greve desde 1° de março, após sucessivos protestos e reivindicações da classe desde o réveillon do ano passado, quando setores mais avançados puxaram os primeiros levantes.
Mas, como já estamos acostumados a ver, o sindicato nega a greve e justifica tal ação anti-classista dizendo que apenas uma ‘’minoria inconsequente e revoltosa’', que "não representa a categoria" está em greve.

Também não é de hoje que os governos e a imprensa tentam passar para a população que todo levante popular no Rio de Janeiro não passa de uma minoria sem legitimidade, marginal e etc. Há tempos que os lutadores populares são taxados de ‘’vândalos’’ ‘’bandidos’’ e etc.

Denunciamos também além da postura nojenta e vendida do sindicato (que pertence ao PTB, partido da base de coligação do prefeito), a covardia e a intransigência que o prefeito Eduardo Paes vem tendo com a categoria. Ora pedir na Justiça, e a própria acatar, que a greve é ilegal é por si só um absurdo! Todo trabalhador tem seu direito de greve garantido quando seus direitos não são respeitados. Essa prática da Justiça, que nunca esteve a serviço da classe trabalhadora, só revela mais uma vez a farsa do “Estado Democrático de Direito” quando na verdade o mesmo não passa de um Estado Policial, tanto que em diversos pontos da cidade garis estavam sendo coagidos a trabalhar sob ‘’escolta armada’’ seja ela terceirizada, ou da própria Policia Militar ou da Guarda Municipal!

E mesmo diante de todos esses ataques, a greve dos garis permanece forte e cresce mais a cada dia. É um absurdo o sindicato fazer negociatas com a prefeitura sem sequer consultar a categoria e pior, ainda tirar uma proposta de reajuste (bem abaixo das reivindicações) sem uma assembleia democrática em conjunto com os trabalhadores. E ainda tem a cara-de-pau de dizer que a greve é construída por somente uma minoria de 300 garis.

Ora, a COMLURB possui 15 mil garis cadastrados e, de acordo com a lógica da prefeitura, com a situação caótica em relação a coleta de lixo na cidade podemos concluir que são muito mais de 300 em greve, se não teríamos nem 10% da classe paralisada e a coleta de lixo não estaria tão prejudicada. O prefeito e a burguesia local surtaram com tanta sujeira espalhada pela cidade em pleno carnaval e com tantos turistas na cidade e uma Copa do Mundo pra rolar em poucos meses. Tanto que a ameaça da prefeitura de não negociar diretamente com os grevistas e de demitir parte dos mesmos, foi revogada contanto que todos voltassem ao trabalho hoje, dia 06/03 e que todas as "faltas" seriam abonadas. Porém a categoria em mais uma assembleia popular decidiu recusar a proposta fascista da prefeitura continuará a greve, ao término da reunião, saiu em passeata denunciando todos os crimes que a prefeitura vem cometendo contra a classe trabalhadora.

A Unidade Vermelha/RJ não só apoia, como está junto da luta dos garis, nossos militantes estão por fazer sua parte, ao lado da justa revolta popular contra as hordas fascistas da burguesia carioca.
Por isso, vos digo:

Assedio moral é crime!
Pelo imediato atendimento das reivindicações dos garis!
Viva a luta da classe trabalhadora!

À Unidade!

- Subcomandante Léo, UV-RJ.