quinta-feira, 24 de abril de 2014

Indicação da Chapa 2 nas eleições do DCE da UFPE.

Nós militantes da Unidade Vermelha na UFPE construímos o Movimento por uma Universidade Popular e nos apresentamos junto com os companheiros da UJC e estudantes independentes com a chapa ‘Por uma Universidade Popular’ para as eleições do DCE da UFPE. Nosso objetivo político era divulgar o movimento que estava surgindo, assim como o Encontro Nacional dos Movimentos por uma Universidade Popular (ENMUP) que ocorrerá no Ceará em Agosto deste ano. Julgamos cumprida este objetivo e conforme acordado previamente na chapa, nos retiramos do processo eleitoral.

Nossa avaliação do processo eleitoral e mais explicações sobre isso já estão contidas na carta aberta que foi lançada pelo nosso movimento. Entretanto, achamos importante que nós da Unidade Vermelha possamos indicar o voto na chapa que julgamos a que melhor poderá dirigir o DCE. Após um debate interno decidimos por indicar o voto na Chapa 2 – Inimigos do Rei, por melhor representar o espírito de combatividade das manifestações que sacudiram o país em 2013 e que seguirá lutando neste ano. Evidentemente temos algumas divergências políticas, como o forte tom antipartidário que é propagado pela chapa e que não concordamos, mais que dentre todas as chapas presentes, sem dúvida é a que melhor poderá contribuir para a luta dos estudantes da UFPE por uma Universidade pública e contra as privatizações e os abusos da reitoria.


Não estamos aqui falando enquanto Movimento por uma Universidade Popular, já que isto não foi consenso dentro do movimento, apenas nos posicionamos enquanto Unidade Vermelha, pois acreditamos que não devemos nos omitir do processo eleitoral que ocorre na Universidade. Processo este, que mesmo com seus diversos erros é um passo importante e fundamental para a reorganização do movimento estudantil dentro da UFPE.
Por fim, não podemos deixar de alertar aos estudantes sobre a verdadeira face da Chapa 6 – Quero sempre mais, que representa o setor mais atrasado e reacionário do movimento estudantil ligados ao PCdoB, partido que defende a Copa e a política criminosa do Governo Federal, e que precisam ser desmascarados e se possível extintos do movimento estudantil.

Portanto, aos estudantes da UFPE, solicitamos que reflitam antes de votar e não se deixem serem influenciados por propagandas bonitas e calouradas de OpenBar a R$ 5,00 financiadas pela prefeitura de Olinda e por cada R$ 20,00 usurpados dos alunos para a carteira de estudante.


Nosso voto é na Chapa 2 – Inimigos do Rei!